Discussão

Os resultados sugerem que tanto a sobrevivência como a reprodução da população de baleias-jubarte que reproduzem no Brasil são afetadas por eventos de El Niño com um atraso 3 anos. Estes efeitos provavelmente se dão indiretamente através do efeito deste fenômeno climático de larga escala nas condições oceanográficas que interferem no principal alimento da baleia-jubarte, conforme discutiremos adiante.

A Oscilação Austral/El Niño é um dos principais processos climáticos em escala global, que se caracteriza pela diferença de pressão atmosférica entre os dois lados do Oceano Pacífico Tropical, causando profundas alterações nas temperaturas superficiais deste oceano. O El Niño tem características cíclicas e efeitos abrangentes sobre o sistema climático global e na ecologia do Pacífico Tropical \cite{Latif_2008}.

Diversos trabalhos demonstraram que a Oscilação Austral e fenômenos de El Niño também têm relação com o clima e oceanografia do Oceano Austral. Anomalias climáticas polares estão correlacionadas com o SOI, especialmente na porção Antártica do Oceano Pacífico \cite{Kwok_2002}. Em anos de El Niño, a extensão do mar de gelo tende a diminuir nos mares de Bellingshausen, Amundsen e Ross, que se localizam no extremo sul do Oceano Pacífico. Esta diminuição da extensão do mar de gelo no Pacífico é acompanhada de um processo inverso no setor Atlântico do Oceano Austral, com diminuição do fluxo de calor e aumento da extensão do mar de gelo no Mar de Wedell. Este fenômeno é conhecido com “Dipolo Antártico”, caracterizado porpadrões opostos de temperatura e extensão do gelo nos dois lados do continente antártico, separados pela Península Antártica (Figura 7).