Resumo dos resultados e mudanças no período

As análises feitas até agora mostraram algumas oportunidades que, no entanto, exigem mais tempo para concrentizarem-se. No entendimento de que essas oportunidades ampliam muito o impacto potencial deste projeto, encaminhamos junto com este relatório uam solicitação de extensão de seis meses no prazo de conclusão, sem custos adicionais.

Conforme orientações da FAPESP, o pedido de extensão deve vir acompanhado de um relatório de atividades. Assim, adiantamos a apresentação deste segundo relatório de atividades em 3 meses.

Resultados

Para o período a que se refere este relatório o cronograma foi cumprido até o momento. A seção [] detalha os resultados obtidos, que em resumo são, para cada objetivo:

Amostragem:
  1. amostragem de borboletas em finalização conforme o previsto, mas se concedida extensão será prolongada até abril de 2016;

  2. amostragem de aves, que estava em atraso, foi concluída;

  3. amostragem de baleias concluída, processamento dos dados em andamento conforme previsto;

  4. base de dados para meta-análise será concluída até dezembro de 2015, com o retorno das informações solicitadas a autores e inclusão de dados de esforço amostral.

Análises:
  1. Há uma marcada variação na distribuição de abundâncias e na composição das espécies core de borboletas nos agregados multi-específicos (bolsões). Essas mudanças não são bem explicadas por uma dinâmica de taxas iguais de ingressos e saídas, como previsto pela teoria neutra. Esses resultados são mais evidentes com modelos com detecção imperfeita, embora sejam similares aos obtidos com dados brutos.

  2. A riqueza estimada de espécies de aves é menor no extremo mais herbáceo do gradiente de fitofisiomias do cerrado. A riqueza observada e não corrigida para detecção não mostrou este padrão claramente.

  3. As taxas de sobrevivência e de avistamento de filhotes de baleias-jubarte do Banco de Abrolhos são previstas por índices climáticos relacionados à extensão da camada de gelo ems eu sítio de alimentação polar.

  4. Modelos que incluem detecção imperfeita são em média muito mais plausíveis do que os que não incluem, em uma amostra de 210 artigos em que os dois tipos de modelos foram ajustados.

Mudanças

As mudanças na proposta original estão detalhadas na solitação de extensão de prazo incluída no sistema SAGe junto com este relatório. Em resumo são:

Objetivo 1:

Extensão das amostragens da comunidade de borboletas para abranger 3 ciclos anuais. Os resultados indicaram uma sazonalidade marcada na estruturação dessa assembleia, justificando a necessidade de completarmos 36 meses de amostragem.

Objetivo 2:

Uso de modelos Bayesianos multi-espécies para maior maior flexibilidade na inclusão de efeitos de covariáveis sobre a detecção e ocupação. São modelos de desenvolvimento muito recente, cujo ajuste depende da colaboração com esue desenvolvedores. Temos o convite de um destes colegas, da Dra Viviana Ruiz Gutiérrez (Cornell University) para visitar seu laboratório com este objetivo.

Objetivo 4:

Expansão do componente de meta-análise para outros trabalhos publicados. A inclusão de dois novos pesquisadores na equipe permitiu a compilação de uma base com 420 artigos que permitem avaliar o impacto do uso de métodos com detecção imperfeita. Esta comparação estava originalmente proposta apenas para nossos resultados, e esta base aumentará em muito a abrangência das conclusões.