Conclusão

Foi apresentada uma proposta para reutilização do conhecimento envolvido nas tarefas do gerente de projetos durante a fase de coleta dos requisitos e sua administração durante o projeto. A contribuição deste artigo é sugerir uma forma de manter e disponibilizar conhecimento, considerando características de tempo e formato da disponibilização, pois julga-se importante que o conhecimento esteja disponível no momento em que é necessário utiliza-lo e que seja de fácil acesso, tendo mínimo impacto nas tarefas primárias do gerente.

Apesar disso, o estudo tem limitações, como o fato de não haver sido implementado e não ter havido extração de métricas. Portanto, sugere-se que haja a implementação da proposta deste trabalho na indústria, e que sejam coletadas medidas de forma a comparar os resultados de antes e depois da implementação da base de conhecimento em uma ferramenta de gerência de tarefas.

Trabalhos Futuros

Para trabalhos futuros sugere-se a implementação de um plugin que seja instalado em uma ferramentas de gestão de tarefas, que consiga identificar a atividade do processo a qual a tarefa refere-se e seja capaz de exibir o conteúdo registrado na base de conhecimento referente àquela atividade. Uma evolução dessa implementação seria captar o contexto ao qual a tarefa refere-se, como a linguagem de desenvolvimento e demais informações do projeto pertinentes, e então direcionar o conhecimento a esse contexto, sendo possível recomendar então ferramentas, manuais e conhecimentos específicos ao projeto desenvolvido.