ROUGH DRAFT authorea.com/114082
Main Data History
Export
Show Index Toggle 0 comments

SAP - Requalificação

INTRODUÇÃO


O presente texto tem como objetivo a análise de um fenômeno de segregação urbana típica do período contemporâneo, a partir da leitura de 3 importantes autores - e vertentes de abordagem teórica - do urbanismo; Peter Hall, David Harvey e Nuno Portas/Nuno Travassos. Pretende-se, portanto, relacionar o contexto histórico de atuação do planejamento urbano regional (Peter Hall), a metodologia teórica da dialética materialista-histórica (David Harvey) e a leitura empírica do processo de dispersão urbana (Nuno Portas e Nuno Travassos), na análise e explicação de um fenômeno de segregação socioespacial numa área periférica intra-metropolitana.
Utiliza-se como estudo de caso a formação de um Corredor Urbano entre as cidades de Campinas e Sorocaba, como expressão dos processo contemporâneos de dispersão e fragmentação socioespacial do tecido urbano, onde os limites entre urbano e rural, centro e periferia e cidade e região são cada vez mais imprecisos.
O texto está estruturado em três partes, atém desta introdução. Na problematização se discute as diferentes abordagens teóricas dos três textos em pauta, em O caso do corredor Campinas-Sorocaba 

PROBLEMATIZAÇÃO

Peter Hall, no livro Cidades do Amanhã, os ideais e a realidade