Cadeia de Suprimentos na Indústria do Petróleo

Introdução

Contextualization – A indústria do petróleo é uma grande e complexa cadeia de materiais e processos, que há muito tempo já vem se utilizando dos conceitos de cadeia de suprimetos para modelar suas fases.

Gap – Contudo, ainda existem muitos espaços desta cadeia sem um foco direto, principalmente por se tratarem de cadeias com características completamente diferentes.

Purpose – Este trabalho tem como objetivo a análise dos estudos que vêm sendo feitos sobre as cadeias de suprimentos na indústria do petróleo, mostrando quais são os temas que estão sendo abordados mais recentemente.

Methodology – Primeiramente foram definidos os termos que seriam utilizados na busca destes estudos. A partir dos artigos encontrados foram realizadas categorizações afim de revelar as áreas de maior interesse atualmente.

Results – Foi visto neste trabalho que os combustíveis não-fósseis estão sendo cada vez mais estudados, para que se tornem no futuro uma alternativa menos poluente. Mas que a maior parte dos trabalhos ainda estão ligados diretamente à cadeia de suprimentos da indústria do petróleo, sendo abordada pela perspectiva da Pesquisa Operacional por diversas vezes.

Conclusion – É possível então notar que apesar do desenvolvimento de novas tecnologias menos poluentes, a indústria do petróleo ainda está sendo o principal foco da cadeia de suprimentos nesta área.

Método de Pesquisa

O método utilizando neste trabalho é apresentado na Figura \ref{fig:metodo}, onde são realizadas a busca dos artigos, análise bibliométrica, categorização e seleção dos artigos que serão mais profundamente estudados. Foi definido como grande tema deste trabalho a Cadeia de Suprimentos na Indústria do Petróleo e para realizar as buscas foi utilizado o termo Petroleum Supply Chain. A base utilizada foi o Science Direct da Elsevier e as buscas foram delimitadas ao título, resumo e palavras-chave resultando em 109 referências. Quando não utilizada esta delimitação, o número de referências era muito grande e na maioria dos casos fugia do grande tema estabelecido.