Introdução
Indústria, por definição, é a parte da economia responsável pela produção de bens de consumo altamente mecanizados e automatizados. Desde seu início a indústria vem passando por mudanças que são responsáveis por alterações de paradigma e que, de alguma forma, provocam mudanças na sociedade em que vivemos, estas mudanças são chamadas de “Revoluções Industriais”, caracterizadas como: \cite{Freeman_2002}
- 1ª Revolução Industrial: Teve início pela criação das ferrovias e do motor a vapor, responsável pela mecanização dos meios de produção.
- 2ª Revolução Industrial: Responsável pela intensificação do uso de energia elétrica e implementação de linhas de montagem nos meios de produção, tornando a produção em massa uma realidade.
- 3ª Revolução Industrial: Também chamada de “Revolução Digital”, foi a revolução responsável pela origem de computadores mainframe, computadores pessoais, a Internet e pela criação dos semicondutores.
A Quarta Revolução Industrial é caracterizada pela digitalização dos meios de produção através da utilização de tecnologias responsáveis por integrar o físico com o sistêmico e pela crescente automação dos processos que os envolvem. \cite{Santos_2017} No futuro espera-se que estes meios de produção sejam modularizados e descentralizados para permitir que o produto controle o sistema produtivo, e não o contrário, a ponto de, por exemplo, permitir a customização de produtos em uma linha de produção sem prejuízo à produtividade em larga escala que uma fábrica automatizada é capaz de proporcionar \cite{Lasi_2014}. Comparado aos sistemas convencionais, a indústria 4.0 tem uma influência significativa no ambiente de produção, permitindo planejamento e controle em tempo real. \cite{Sanders_2016}
Sendo assim, a quarta revolução ajuda a promover o aumento da competitividade através do uso de equipamentos inteligentes, sendo o principal recurso necessário para sua implementação a integração digital de ponta-a-ponta, atingindo a conexão de toda a cadeia de valor \cite{Stock_2016}. Na indústria 4.0 a conexão, principalmente entre IoT (Internet Of the Things) e CPS (Cyber Physical System), possibilita o desenvolvimento de sistemas e a geração de informações. Essa conexão é possível através de uma combinação de tecnologias tanto de softwares como de comunicação. \cite{farihin2016}
A IoT é um sistema que combina inteligência independente e autônoma, análise preditiva avançada e colaboração máquina-humano para melhorar a produtividade, eficiência e confiabilidade. Possibilita a detecção e o acionamento em tempo real, de modo que a operação remota de atividades, fabricação e colaboração eficiente entre as partes interessadas sejam facilitadas. \cite{Yang_2017}
Já sistemas cyber-físicos - também conhecidos como CPSs - são mecanismos controlados ou monitorados por algoritmos intrinsecamente integrados com a Internet e seus usuários. Nesse tipo de sistema, o físico e o sistêmico estão profundamente interligados, cada um operando em diferentes escalas temporais e espaciais, exibindo múltiplos e distintos modos comportamentais e interagindo entre si dependendo do contexto da situação.
Além da IoT e CPS, outras tecnologias são abordadas dentro da Indústria 4.0 com funções distintas, que colaboram para o avanço da nova revolução. Alguns outros exemplos são: Big Data - que suporta a coleta de dados em tempo real de diversas fontes e promove outras análises abrangentes - Simulação e Prototipagem, Manufatura Aditiva, Realidade Aumentada, Sistemas Robóticos, Segurança Cibernética, entre outras.
As pesquisas em torno dos temas e tecnologias abordadas na industria 4.0 tiveram um salto exponencial a partir do ano de 2016. Com isso também aumentou o número de trabalhos de revisão sistemática a fim de levantar o estado da arte do tema. Entre os trabalhos similares mais recentes, \citet*{kumar2018} utilizam metodologia sistemática selecionando trabalhos publicados entre Janeiro de 2017 e Junho de 2018 em duas bases de dados (Web Of Science e ProQuest) analisando, numa lista de 24 trabalhos, as principais contribuições de pesquisa dentro do tema. Em \citet{Liao_2017}, a revisão é mais abrangente, apesar de considerar trabalhos apenas até 2016, visto que a maioria dos trabalhos publicados sobre este tema apareceram após essa data. Quatro perguntas foram esclarecidas: Quais são Quatro perguntas foram esclarecidas: Quais são as principais características da Indústria 4.0; quem está trabalhando com indústria 4,0, onde e quando; quais são as principais direções e os atuais esforços de pesquisa e quais são os atuais campos de aplicação da indústria 4.0. Outros trabalhos recentes de revisão sistemática da literatura podem ser encontrados na Tabela 1.