INTRODUÇÃO

 
    Originário da China, o chá é cultivado e consumido pelas suas características de aroma e sabor e propriedades medicinais em mais de 160 países, especialmente asiáticos  \cite{al2008,g2000}. No mundo, são produzidas anualmente cerca de três bilhões de toneladas de chá, sendo 78% preto, 20% verde e 2% sem fermentado \cite{2007}. Em conjunto, os três tipos constituem a bebida mais consumida no mundo \cite{al2007,al2006}.
    Os chás têm atraído muita atenção nos últimos anos, devido à sua capacidade antioxidante e sua abundância na dieta de milhares de pessoas em todo o mundo. Estes são ricos em catequinas, que por sua vez são flavonoides que apresentam propriedades biológicas como atividade antioxidante e sequestradora de radicais livres. A ação antioxidante destes constituintes tem sido relacionada à proteção do organismo contra os radicais livres, gerados in vivo, que estão envolvidos na instalação de várias doenças degenerativas, como câncer, arteriosclerose, artrite reumática, desordens cardiovasculares entre outros \cite{kd2002a}. Por essas razões, atualmente, o chá é considerado um alimento funcional que, se consumido no cotidiano, pode trazer inúmeros benefícios à saúde humana \cite{2007}.
    Chás ingeridos na forma de infusão contribuem para a extração dos compostos fenólicos, considerados benéficos à saúde \cite{jv2003,mb2004}. Segundo \citet{al2001}, a temperatura é o fator que mais contribui para a eficiência da extração dos bioativos do chá. Nesse contexto surge a importância da identificação da temperatura correta da água e tempo de infusão do chá que se pretende fazer.  
    O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica open-source que se baseia em hardware e software flexíveis e fáceis de usar. É destinado a qualquer pessoa interessada em criar objetos ou ambientes interativos. O Arduino pode sentir o estado do ambiente que o cerca por meio da recepção de sinais de sensores e pode interagir com os seus arredores, controlando luzes, motores e outros atuadores. O microcontrolador na placa é programado com a linguagem de programação Arduino, baseada na linguagem Wiring, e o ambiente de desenvolvimento Arduino, baseado no ambiente Processing. Os projetos desenvolvidos com o Arduino podem ser autônomos ou podem comunicar-se com um computador para a realização da tarefa, com uso de software específico \cite{plataforma}.
    Considerando o alto consumo de chá no mundo e necessidade de se saber a temperatura e tempo ideal para cada infusão, o presente trabalho teve como objetivo elaborar uma codificação algorítmica utilizando o arduino para a produção de chá.

OBJETIVO

    O Objetivo deste trabalho é controlar o tempo e a temperatura de um chá específico utilizando um termopar acoplado a um Arduino para indicar a temperatura da água em um painel oled; Além disso, utilizar um relé como interruptor para o rabo quente.

DESCRIÇÃO DO PROJETO

    A ideia do projeto inicial consistia no controle da temperatura da água para a preparação de um chá específico utilizando um termopar acoplado a um arduino. A partir da temperatura mensurada seria acionado um led específico para sinalizar a faixa de temperatura que a água estava. Por exemplo, led azul para a faixa de temperatura 50-60 ºC e led vermelho para faixa de temperatura 60-70 ºC. Deste modo seria possível saber qual o momento correto para inserir o sachê de chá na água aquecida.
          Com o andamento do projeto viu-se a necessidade de adicionar um painel oled para facilitar a visualização da temperatura da água. Assim, seria possível uma maior precisão na preparação do chá. Consequentemente a utilização dos leds não seria mais vantajosa visto que o painel oled é suficiente para atender as necessidades do projeto.
          Estudando as variedades dos chás possíveis a serem feitos foi escolhido quatro tipos a serem testados neste projeto, que são: chá preto, branco, verde e amarelo. Cada chá possui um tempo específico para infusão e uma temperatura ideal para seu preparo. Essas características estão descritas abaixo:
    •  Chá preto: Para fazer esse chá recomenda-se um tempo de infusão entre três a cinco minutos, em uma água totalmente em ebulição. Isto é, com temperatura igual a 100 °C.
    •  Chá branco: O tempo ideal para uma boa infusão deste chá é entre quatro a oito minutos. Neste caso, não é necessário que água esteja em seu ponto de ebulição, uma temperatura entre 65 °C e 70 °C é suficiente.
    •  Chá verde: Esse deve ser servido após uma infusão de dois a quatro minutos. E deve ser preparado em uma temperatura que fique entre 75 °C a 80 °C.
    •  Chá amarelo: Nesse caso, não é preciso esperar muito, em torno de um a dois minutos a infusão já deve estar pronta para ser servida. O importante é manter a temperatura entre 70 °C a 75 °C.
    Devido ao fato do tempo de infusão ser uma característica importante no processo de preparo de um chá optou-se por adicionar esta variável ao processo. Portanto, o projeto além controlar a temperatura da água irá controlar do tempo de infusão do chá.
    Como existem quatro categorias de chá foi necessário adicionar um botão na esquemática para a escolha apenas um tipo. A ideia é que ao ser escolhido o tipo de chá suas características (tempo de infusão e temperatura de preparo) estarão definidas na codificação e iniciará o processo de produção.
    Outra mudança no projeto inicial foi a implementação de um relé que funcionasse como interruptor para o aquecedor de água elétrico. Deste modo, não seria necessário retirar o aquecedor de água elétrico da tomada para manter a temperatura da água durante o tempo de infusão do chá .