Materiais e Métodos
Os materiais utilizados no trabalho foram:
- Arduino Uno;
- Sensor de vibração - SW 420;
- Protoboard;
- Buzzer;
- Jumpers;
- LED;
- Resistores de 220 ohms;
- Liquidificador;
- Placa de fixação;
Para o desenvolvimento do dispositivo com sensor de vibração, primeiramente, utilizou-se a placa de Arduino Uno que possui duas formas de receber uma alimentação: por conexão USB ou por uma fonte de alimentação. No trabalho utilizou-se a conexão USB, onde no software Arduino 1.8.7 foi inserido todos os comandos para o funcionamento do dispositivo.
A MONTAGEM DO SISTEMA
A Figura XXX representa o esquema utilizado na montagem do sistema do trabalho. O sistema é composto basicamente pela placa de Arduino, que recebe todos os comandos e as conexões dos acessórios adicionados, e o protoboard onde são conectados todos os acessórios formando o circuito elétrico necessário para o funcionamento dos dispositivos.
As conexões no protoboard foram:
- Sensor SW 420: o sensor, como mostrado abaixo na Figura XX, possui 3 conexões - 5V que fornece energia para ligar, GND ou terra que é o ponto neutro do sistema, onde todos os acessórios são conectados para possuírem a mesma base, e Output que envia o sinal quando a vibração é detectada. Os Indicadores de Sinal e de Potência mostram visualmente se o equipamento está recebendo energia e sinal do sistema. O Ajuste sensível é realizado buscando calibrar o equipamento para uma vibração desejada. E o Sensor de vibração é composto por uma pequena esfera que ao receber uma vibração ela se move de um lado ao outro e emite um sinal de HIGH ou LOW para o equipamento, e consequentemente, faz com que o acessório emita um sinal de detecção de vibração