Introdução

O Arduino é uma plataforma eletrônica de código aberto baseada em hardware e software fáceis de usar. Placas Arduino são capazes de ler entradas - luz em um sensor, um dedo em um botão ou uma mensagem no Twitter - e transformá-lo em uma saída - ativando um motor, ligando um LED, publicando algo online. Você pode dizer à sua placa o que fazer enviando um conjunto de instruções para o microcontrolador na placa. Para fazer isso, você usa a linguagem de programação Arduino (baseada em Wiring ) e o Software Arduino (IDE) , baseado em  Processing \cite{63x8tx}.
Ao longo dos anos, o Arduino tem sido o cérebro de milhares de projetos, desde objetos do cotidiano até instrumentos científicos complexos. Uma comunidade mundial de criadores - estudantes, amadores, artistas, programadores e profissionais - reuniu-se em torno dessa plataforma de código aberto, e suas ações contribuíram para uma incrível quantidade de conhecimento acessível que pode ser de grande ajuda para iniciantes e especialistas.
Arduino nasceu no Ivrea Interaction Design Institute em Ivrea na Itália. Existia um nobre de nome Arduino que se auto intitulou rei da Itália, mas foi logo derrotado por seus adversários. Mesmo assim o nome dele ficou muito conhecido e vários comércios inclusive uma rua na cidade leva o nome de Arduino. A equipe que desenvolvia o equipamento sempre tomava cerveja depois do expediente em um bar chamado Bar di Re Arduino”, então o nome do equipamento ficou Arduino em homenagem ao bar.
O equipamento surgiu como uma ferramenta fácil para prototipagem rápida, destinada a estudantes sem formação em eletrônica e programação. Assim que atingiu uma comunidade mais ampla, a placa Arduino começou a mudar para se adaptar às novas necessidades e desafios, diferenciando sua oferta de placas de 8 bits simples para produtos para aplicativos como impressoras 3D e ambientes incorporados. Todas as placas do Arduino são completamente de código aberto, capacitando os usuários a construí-las independentemente e, eventualmente, adaptá-las às suas necessidades específicas. O software também é de código aberto e está crescendo através das contribuições dos usuários em todo o mundo \cite{63x8tx}.
Na engenharia química o Arduino pode ser utilizado como instrumento didático em módulos laboratoriais para medir variáveis como pressão, temperatura, umidade, tempo de residência, velocidade entre outras. Pode também ser usado em modelos de variados equipamento industriais para simular em pequena escala controle de processos, funcionamento de reatores, torres de destilação, coletando dados ou controlando válvulas, de forma a simular os projetos para depois leva-los para escala industriais.
Nesse trabalho foi proposto a construção de um modelo no Arduino que use a cinética dos gases como tema. Vale ressaltar que o Arduino utiliza sensores para medir as variáveis de interesse, então para esse trabalho foi usado o BMP280, que mede temperatura, pressão e umidade. 
Usando um recipiente de volume conhecido, o sensor foi usado para medir a temperatura e pressão de dentro desse recipiente. Com valores de temperatura, pressão e volume, o código compilado no software com a equação de estado para gases ideias, calculou-se a concentração e o número de mols dentro de ar dentro do recipiente.
Esse tipo de conformação de Arduino e sensor também pode ser usado para descobrir a pressão e temperatura dentro de silos ou também ser usada em pequenas estações meteorológicas.