Percebe-se que de acordo com os pontos de vista apresentados que a inspetoria possui um desempenho satisfatório, visto que as médias das notas atribuídas a cada um dos pilares obtiveram resultados superiores a 3,2, o que classifica um desempenho superior a 80%. Além disso, a média geral de performance da equipe obteve um resultado de 8,56.
Quanto à maturidade da equipe, os resultados obtidos a partir da aplicação do instrumento de Dyer (1995), evidenciaram, na nomenclatura de Katzenbach e Smith (1994), a existência de uma provável equipe potencial, visto que a média geral obtida foi de 3,22, considerando que a faixa de referência varia de 1 a 4. Esses tipos de equipes, segundo Katzenbach e Smith (1994), estão dispostos a produzirem um trabalho conjunto, no entanto precisam de direcionamento sobre os objetivos individuais e da equipe.
Tal afirmação apresentada pelos autores pode ser confirmada pelos resultados obtidos com as respostas dos inspetores com relação ao seu relacionamento em equipe e cooperação dos membros, na qual 88% das respostas indicam a existência de uma equipe integrada e disposta a trabalhar em conjunto, conforme Figura 4. Porém, no que diz respeito à consciência de propósito, as respostas indicam que apenas 67% da equipe de inspetores acredita ser bem informada quanto aos resultados esperados da mesma (Figura 5).
Os questionários mostraram o quanto os coordenadores confiam no trabalho dos inspetores e acreditam que essa equipe possui o potencial necessário para se desenvolver e tornar-se uma equipe de elevado desempenho. Nos fragmentos das respostas dos coordenadores C1 e C4 apresentadas abaixo é possível observar esse quadro:
a) “O Grupo de Inspetores é excelente, e nos atendem prontamente [...]” (C1)
b) “Sempre que preciso a Inspetoria está disposta a me atender. Os inspetores sempre buscam trazer a informação solicitada de forma completa [...]” (C2)
Com relação aos demais pilares avaliados, a principal característica observada que exerce um impacto negativo no desempenho dos inspetores e que gera insatisfação por parte dos mesmos é a burocracia na realização das atividades cotidianas e a sobrecarga de trabalho. Podemos observar a classificação de tais fatores de acordo com as respostas obtidas, como mostra a Figura 6 abaixo.