Figura 4: Respostas para questão 9 - Questionário dos Inspetores
Além disso, conforme podemos observar na Figura 6, que 44% dos inspetores acreditam que sua rotina é prejudicada por esses fatores. Nota-se também a repetição dessas reclamações como mostram os fragmentos abaixo, obtidos do espaço destinado aos comentários no questionário dos inspetores:
a) “[...] acho que embora minhas tarefas e metas sejam bem operacionais, ainda tem muita burocracia para executá-las totalmente”. (I1)
b) “Podemos melhorar neste processo pois vemos que poucas pessoas seguram um fardo mais pesado de tarefas que os outros. E o ideal seria distribuir este peso pois o serviço rende quando há o equilíbrio nas atividades.” (I2)
c) “O inspetor que deveria acompanhar os maquinistas no campo de perto, hoje está preso dentro de sala analisando SIC, uma ferramenta que pouco tem ajudado na performance da equipe e que ainda tem apresentado muito "lixo", sendo necessário horas e horas de trabalho para filtrar o que realmente é procedente[...]” (I3)
d) “Deveria ser realizado uma melhora na rotina de trabalho da inspetoria.” (I4)
Com relação aos maquinistas e auxiliares que compõem as equipes dos inspetores, os questionários apontam uma insatisfação por parte dos mesmos com relação ao reconhecimento dado pelos inspetores das atividades que são desempenhadas corretamente pelas equipes, principalmente quando se trata do feedback positivo. Tal característica é evidenciada pelas respostas obtidas na questão número 8 do questionário aplicado aos maquinistas e auxiliares, conforme podemos observar na Figura 7 abaixo.