PREPRINT authorea.com/94399
Main Data History
Export
Show Index Toggle 0 comments
  •  Quick Edit
  • Quem sou

    Eu nasci em uma pequena cidade do norte do Rio Grande do Sul (RS) chamada Espumoso. Ali eu vivi com minha família em uma pequena propriedade rural até os 14 anos de idade, tendo completado toda minha formação básica na Escola Estadual de Ensino Fundamental José Clemente Pereira.

    Minha primeira foto acadêmica, na biblioteca da Escola José Clemente Pereira, em 1992.

    Em 2000 eu ingressei na Escola Agrotécnica Federal de Sertão (EAFS), RS, onde cursei o ensino médio. Ali também obtive o título de Técnico Agrícola com Habilitação em Agropecuária, com estágio de pouco mais de um ano em uma fazenda de produção de hortaliças na ilha de Maui, Hawai’i, EUA. Foi durante meu período na EAFS que o interesse pelo movimento estudantil teve início. Destaco aqui o apoio dos professores Heitor José Cervo, Maria Alice Vernes Miglioranza, Roberto Zanatta Guerra, e Walter Lucca. O estágio nos EUA, organizado pela International Farmers Aid Association (IFAA), além da formação técnica, foi fundamental para consolidar meu conhecimento da língua inglesa.

    Aos 18 anos de idade ingressei no curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), RS, onde atuei no movimento estudantil (Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil, FEAB) e na iniciação científica (Departamento de Solos, DS-UFSM). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), fui orientado pelo professor Ricardo Simão Diniz Dalmolin durante os cinco anos de iniciação científica. Ali tive a oportunidade de trabalhar com diversos pesquisadores, principalmente o professor Fabrício de Araújo Pedron, do DS-UFSM, e a professora Deborah Pinheiro Dick, do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS. Realizei meu estágio de graduação na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, RJ, sob orientação dos professores Lúcia Helena Cunha dos Anjos e Marcos Gervásio Pereira.

    Em 2010 iniciei o curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo (PPGCS) da UFSM, sob orientação do professor Ricardo Simão Diniz Dalmolin. Durante esse período desenvolvi atividades nas áreas de taxonomia, qualidade do solo, ensino de pedologia e, principalmente, pedologia quantitativa (pedometria). Meus principais colaboradores foram Pablo Miguel, hoje professor da Universidade Federal de Pelotas, Jean Michel Moura Bueno, hoje doutorando do PPGCS-UFSM, e Andrisa Balbinot, hoje mestranda do Programa de Pós-graduação em Agrobiologia da UFSM. Durante o período do curso de mestrado também obtive o título de Licenciado para o Ensino Médio pelo Programa de Formação de Professores para a Educação Profissional da UFSM, com estágio de docência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Julio de Castilhos, RS, sob orientação de Carlos Alberto Casali, hoje professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Dois Vizinhos.

    Desde 2012 sou candidato ao título de doutor pelo Curso de Pós-Graduação em Agronomia – Ciência do Solo (CPGA-CS) da UFRRJ, sob a orientação da professora Lúcia Helena Cunha dos Anjos, e dos pesquisadores Gustavo de Mattos Vasques (Embrapa Solos, RJ) e Gerard B M Heuvelink (ISRIC - World Soil Information, Wageningen, Holanda). Meu projeto de doutoramento visa contribuir para o entendimento de algumas das fontes de incerteza no mapeamento do solo usando modelos estatísticos. Em 2014 permaneci como pesquisador visitante no ISRIC desenvolvendo parte de meu projeto de doutoramento, bem como projetos do próprio ISRIC. Ali tive a oportunidade de trabalhar com os pesquisadores Bas Kempen, Hannes Reuter, Niels Batjes, e Tom Hengl, e com os programadores Jorge Mendes de Jesus e Eloi Ribeiro.