Welcome to Authorea!

UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PROJETO DE EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E MARKETING SOCIAL - LAMPIÃO FOOD
PIM II
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Polo de Hortolândia
2016
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
 
 
 
 
 
 
 
PROJETO DE EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E MARKETING SOCIAL - LAMPIÃO FOOD
PIM II
 
 
 
Jean Luiz Anami
RA 1629458
Natalia Caroline de Moraes
RA 1631330
Rodrigo de Souza Barbosa
RA 1601543
Caique Leandro Figueredo
RA 1625864

Gestão da Tecnologia da Informação
1 º Semestre
 
 
 
 
 
Polo de Hortolândia
2016
 
O objetivo deste trabalho é demonstrar como aluno do curso de Gestão da Tecnologia da Informação assimilou o conteúdo pedagógico adquirido nas aulas de Comunicação Aplicada, Organização de Computadores e Princípios de Sistemas da Informação e aplicou em um caso prático, desenvolvendo também o perfil empreendedor dos alunos.
Este trabalho demonstra de forma macro como evoluir tecnologicamente uma empresa do ramo alimentício, especificamente um restaurante, mitigando problemas de logística e também alavancar projetos sociais apoiados pela esta empresa com utilização do marketing social.
 
 
Palavras-chave: restaurante, logística, tecnologia, comunicação, social, evolução tecnológica
 
The objective of this study is to demonstrate how student assimilated the pedagogical content acquired in Applied Communication, Computers Organizations and Principles of Information Systems and applied in a practical case, also developing the entrepreneurial profile of students.
This work demonstrates in macro form how technologically evolve a company in the food industry, specifically a restaurant, reducing logistical problems and also leverage social projects supported by company with the use of social marketing.
 
 
Keywords: restaurant, logistics, technology, communication, social, technology evolution
 

 
 
 


 
A Lampião Food, uma requintada rede de restaurantes de comidas típicas nordestinas, hoje com mais de 10 restaurantes espalhados pelas regiões nobres das principais cidades do Brasil, exceto a região do Nordeste, cresceu exponencialmente devido a sua qualidade de atendimento e sabor típico.
Este crescimento trouxe oportunidades sociais para os sócios que hoje ajudam duas ONGs com questões voltadas para as populações carentes do sertão nordestino e de combate a discriminação para com as minorias afro-brasileiras.
Este crescimento repentino, trouxe também alguns problemas na gestão da empresa na qual vamos tratar aqui neste projeto o mais afetado, o controle manual ineficiente de logística que começam desde o pedido do cliente ao controle de estoque.
Outro ponto que iremos tratar é o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação da campanha social entre os clientes do Lampião Food, para arrecadação de fundos com o objetivo de auxiliar as ONGs na qual os sócios participam ativamente.

 
 
Nas próximas seções, apresentamos as necessidades do projeto, assim como o resultado do estudo realizado.
 
 
Com o crescimento rápido da rede de restaurantes, após análises de mercado, identificamos que o melhor custo e benefício será a utilização de software de gerenciamento de restaurantes já existentes no mercado.
O software escolhido foi RistoCloud que proporciona uma solução completa com controle de consumo interno integrado ao controle de estoque, frente de caixa, sistemas multilojas, controle de estoque, agenda de fornecedores, controle de acessos, comanda eletrônica, cardápio digital, gerenciamento de promoções e totalmente integrado com recebíveis, além de preparar o restaurante para delivery e planejar ações de marketing. Tudo de forma online e na nuvem, reduzindo o custo de implementação.
Para a rede de Lampião Food, utilizaremos algumas funcionalidades modulares do sistema RistoCloud:
 
Funcionalidade
Descrição
Controle de Estoque
O Controle de estoque é feito de forma automática com o recebimento de estoque e baixa calculada com os pedidos realizados diretamente pelos garçons através de tablets. Inclusive tendo a opção de comunicar problemas na entrega do pedido tais como pedido cancelado, pedido refeito entre outros.
Agenda de Fornecedores
Cadastro rápido e integrado aos demais módulos do sistema.
Comanda Eletrônica
Todos os pedidos são feitos por smartphones, tablets em tempo real, sincronizado diretamente com o controle de mesas e cozinha.
Cardápio Digital
Cardápio interativo e dinâmico apresentado para o cliente através de tablets com telas grandes.
Controle de Compras
Integrado ao módulo de estoque e recebíveis, evitando assim falhas no processo logístico.
Relatórios Gerenciais Completos
Uma gama variada de relatórios gerenciais em tempo real de toda a situação de uma unidade ou de toda rede.
Planejamento de Marketing e Promoções
Interligado ao cadastro de clientes, um sistema dinâmico para fidelizar clientes através de promoções e propagandas diretas por e-mail.
Multilojas
Preparado para quantas unidades a rede tiver, sempre interligado por centro de custo e estoque individual ou até mesmo global ou regional.
Cadastro de Clientes
Cadastro de clientes feitos localmente ou até mesmo no conforto da casa do cliente, através do site, participando de promoções e eventos
Controle de Pagamentos
Controle total de recebíveis e pagamentos, integrado aos módulos de fornecedores, estoque e caixa.
Controle de Mesas
Controle de reserva de mesas, abertura e fechamento de mesas através dos tablets e smartphone­­­­

 
O sistema RistoCloud funciona 100% em ambiente web, armazenando todos os dados do restaurante na nuvem de forma segura e confiável, utilizando-se de criptografia de 2048 bits.
Por estar disponibilizado na nuvem, seu acesso pode ser feito de qualquer lugar do mundo e de qualquer dispositivo com acesso a internet. Garantindo assim um ambiente confortável, de acesso fácil e de alta disponibilidade.
 
 

 
 
 
A arquitetura lógica exemplifica de forma simples todos os relacionamentos de entrada e saída desde o pedido do cliente até a gestão interna de estoque e controle de pedidos na cozinha e caixa.
Todas as lojas estarão interligadas pela internet e pelo sistema na nuvem, sendo possível ter a gestão unificada e em tempo real de fluxo de caixa, estoque entre outros.
Esta arquitetura está definida apenas para uma loja da rede, sendo necessário replicar para cada loja a ser implementada.
 
 
 

Figura 2 - Arquitetura lógica simples
 
 
A arquitetura física demonstra a parte física (hardware) da solução
Esta arquitetura está definida apenas para uma loja da rede, sendo necessário replicar para cada loja a ser implementada.
Apesar de todo o sistema estar na nuvem, sendo necessário apenas que os computadores tenham acesso a internet, é muito importante de ter um link de internet backup em caso de falha do primeiro, garantindo assim uma eficiência completa.
 

Figura 3 - Arquitetura Física de uma loja
 
 
 
Como item obrigatório, os restaurantes devem conter dois links de internet dedicados de diferentes fornecedores, garantindo redundância e disponibilidade dos serviços, conforme tabela abaixo:
 
Fornecedor
Vel. Min. Down
Vel. Min. Up
Fornecedor 1
4Mb/s
1Mb/s
Fornecedor 2
4Mb/s
1Mb/s

 

 
 
A rede Wifi, de item obrigatório, facilitará a implementação do software e hardware pelos restaurantes.
Recomendamos o uso de um ponto principal e um extensor de rede Wifi, garantindo que todo o recinto do restaurante tenha acesso a rede Wifi, conforme tabela abaixo:
 
Tipo
Velocidade
Freq.
Roteador Wifi
100 MB
5 GHz
Extensor Wifi
100 MB
5 GHz

 
 
2.6.Entrada de Pedidos – Setor Mesa
 
Atualmente o sistema utilizado para a entrada de pedidos é feita de forma manual, utilizando-se apenas de papel de caneta. Este método apresentou falhas no controle de ordem de pedidos, assim como erros de interpretação dos pedidos.
Com a evolução e facilidade do uso dos novos smartphones e tablets ficou evidente após pesquisas, que seu uso é fundamental para o restaurante, como ponto único de entrada de pedidos.
Considerando que todas as lojas têm o mesmo número de médio de atendimentos e funcionários, esta tabela se aplica a cada loja da rede:
 
Modelo
Função
Quantidades
Samsung Galaxy Tab E
Cardápio Digital
5
Samsung Galaxy Tab E
Comanda Digital
3

 
Os tablets terão acesso a internet exclusiva para a visualização do cardápio digital e recepção dos pedidos feitos pelos clientes.
Os cardápios digitais serão dinâmicos e mudados de forma centralizada.
Os pedidos serão cadastrados pelos garçons através de tablets mencionados de forma rápida e simples.
Uma confirmação do garçom ao cliente fechará o pedido e o mesmo será disponibilizado imediatamente ao controle do caixa e a cozinha recebendo o pedido em ordem de chegada.
Os tablets receberão alertas de que o pedido realizado pela cozinha já está pronto e que pode ser servido indicando a mesa em questão.
 
 
 
Será adotado dois computadores para agilizar a finalização do pedido e pagamento pelos clientes, além de ter uma visão melhor dos pedidos e controle de tempo dos pedidos.
Considerando que todas as lojas têm o mesmo número de médio de atendimentos e funcionários, esta tabela se aplica a cada loja da rede, podendo sobre demanda o aumento dos itens abaixo:
 
Modelo
Função
Quantidades
Intel X86, 8GB, 250GB HDD, Monitor 17 Pol.
Caixa / Controle de Pedidos
2
Impressora Fiscal
Impressora ECF
2

 
Após os pedidos serem abertos pelos garçons, o controle de mesas terá uma visão rápida e completa de todas as mesas, inclusive com alertas de atraso de pedidos, cancelamentos e por final o fechamento da conta e finalização do pagamento por qual meio for disponibilizado.
 
 
Como os pedidos atualmente são feitos de forma manual e a mão livre, os pedidos são enfileirados em uma régua utilizando a sequencia de entrada de pedidos.
Este método, apesar de funcional, possuem falhas no processo, tais como, erro no entendimento da letra do garçom, pedido se perdendo da régua, entre outros.
Utilizaremos um computador com um monitor grande para fácil visualização dos pedidos com controle de tempo e baixa do pedido de forma simples, sinalizando o garçom através do tablet que o pedido está pronto e em qual mesa deve ser servido.
Abaixo, tabela com a especificação para este controle:
 
Modelo
Função
Quantidades
Intel X86, 8GB, 250GB HDD, Monitor/TV 32 Pol.
Controle de Pedidos e Cozinha
1
Teclado Numérico
Acesso rápido para baixa de pedido
1

 
Com o pedido feito pelo garçom e o sistema ter aberto a mesa para recebimento de pedidos, o pedido é enviado para a tela da cozinha, onde a equipe do cozinheiro terá um controle total da fila de execução e o tempo médio calculado para cada comida.
Após a execução de uma comida, é feito a baixa de forma rápida pelo teclado numérico disponibilizado, avisando aos garçons que o pedido está pronto e pode ser entregue, direcionando-o para a mesa correta.
 
 
 
Conforme já citado anteriormente, o sistema de gestão está armazenado e funcionando na nuvem, e sendo assim, a gestão do restaurante pode ser executada de qualquer lugar do mundo e em qualquer dispositivo. Com esta facilidade, permitidos ao gestor da unidade de restaurante da rede Lampião Food a utilização de 2 devices:
 
Modelo
Função
Quantidades
Intel X86, 8GB, 250GB HDD, Monitor 17 Pol.
Gestão do Restaurante
Controle de Estoque
Controle de Compras
1
iPad Mini 3
Gestão do Restaurante
Controle de Estoque
Controle de Compras
Tomada de Decisões rápidas
1

 
Como gestor da unidade, o sistema permitirá uma visão macro de todo o andamento do restaurante passando por reservas de mesas, controle de estoque em tempo real, pedidos solicitados, executados, cancelados e atrasados, tendo uma visão ampla de todo o negócio durante o horário de atendimento.
Fora do horário de atendimento, o gestor poderá ter a visão do estoque e sugestões de compra baseado no consumo dos últimos dias/semanas e meses.
Poderá verificar a saúde financeira do restaurante entre outras funcionalidades gerenciais.
Poderá também criar peças de marketing voltadas ao negócio, tais como promoções progressivas, cartão fidelidade, promoções sazonais.
 
 
 
            A Lampião Food desde a sua criação se preocupa em ajudar de forma ativa algumas ONGs que estão focadas nas questões dos direitos humanos das populações mais carentes do sertão nordestino e proteção dos direitos das minorias afro-brasileiras.
Desta forma, apresentamos uma campanha de arrecadação de fundos que auxiliarão o trabalho de duas ONGs. Esta campanha está dividida em etapas, nas quais descrevemos abaixo:
 
 
Peça publicitária para veiculação externa com as novidades implementadas pelos restaurantes, entre elas, o incentivo social eletronicamente através de reservas de Mesas pela internet.
 
 
 
Agendamento automático via aplicativo feito para os clientes mantendo uma comodidade maior na sua vinda ao restaurante.
O aplicativo, módulo incluso do sistema RistoCloud, funcionará através da internet, onde o cliente poderá através de um cadastro prévio e aviso de uma pequena cobrança a cada utilização, reservar sua mesa. Este serviço será cobrado e incluso no consumo do cliente quando finalizar sua recepção no caixa efetuando o pagamento de sua comanda.


O valor cobrado pelo serviço de reserva antecipada de mesas será 100% convertido para doação as ONGs.

 
Figura 4 - Exemplo de tela do sistema de reserva de mesas
 
 
Em cada restaurante será disponibilizado duas caixas, peças de publicidade, contendo informações de como ajudar as ONGs.
o   A primeira caixa terá a opção de depósito de moeda e notas de valor proveniente de trocos ou até mesmo doações voluntárias.
o   A segunda caixa terá a opção de deposito de nota fiscal sem a declaração de CPF, na qual dependendo do estado, poderá ser convertido em restituição de imposto, conforme regras de cada estado.
Estas caixas serão encaminhadas para as ONGs.




 
 
 
Uma vez o cliente cadastrado previamente pelo sistema, através de reserva de mesa, pelo site ou até mesmo através do caixa, a cada comanda paga com o CPF do cliente, o sistema irá contabilizar um ponto.


          Este sistema de pontos permitirá ao restaurante atualizar o sistema atual de fidelidade usando cartões de papel, por um sistema eletrônico, onde o caixa irá informar que a cada conjunto de pontos definidas terá a opção de um desconto na próxima refeição ou valor igual doado as ONGs.


 
 
O cliente terá acesso a uma página completa com informações e imagens atualizadas referente aos apoios realizados mensalmente pela Lampião Food.
          Estas informações detalharão os valores de cada doação por unidade do Restaurante de forma transparente e sugestões de novas ideias para ajudar estas ONGs, assim como doações pelo site diretamente para as ONGs.
 

Figura 7 - Imagem de campanha de doação, peça publicitária para Lampião Food

Figura 8- Imagem de  relatório de ONG.
 
 
 
 
 
 

 
 
Levando-se em consideração os aspectos mencionados, pode-se observar que a rede de restaurantes Lampião Food que abrange várias regiões brasileiras tem como intuito principal levar as outras regiões do pais a culinária nordestina, com o passar dos anos e a globalização acabou apresentando problemas como informações incorretas, demora no atendimento, falta de ingredientes entre outros o que foge da politica da empresa que tem auto apego com o compromisso ao cliente e apoio a trabalhos sócias. Para solucionar os problemas, será implantado o sistema RistoCloud que gerenciará todos os setores do restaurante desde o fornecedor até o caixa passando até pelo marketing de todas as filiais. Em paralelo a isso a corporação investirá em trabalhos sociais voltados a arrecadação de fundos no apoio as Organizações não Governamentais já mencionadas anteriormente com ações simples, mas de alto valor social.
 
A criação deste projeto nos permitiu demonstrar em uma situação prática com os conhecimentos adquiridos nas disciplinas ministradas. O uso de serviços de cloud ao invés da clássica infraestrutura de hardware, nos permitiu a redução de custos e complexidade do projeto, além de tornar a solução preparada para alta disponibilidade e multicanal.
 
 
 
 

 
 
ECOMANDA. Sistema de gestão de restaurantes. 2016. Disponível em : <http://www.ecomanda.com.br>. Acesso em: 02 de junho de 2016.
 
COMPUTAÇÃO EM NUVEM. Conceito de computação em nuvem. 2016. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Computação_em_nuvem>. Acesso em: 02 de junho de 2016.
 
TABLET SAMSUNG TAB E. Descrição do tablet. 2016. Disponível em: < http://www.samsung.com/br/consumer/mobile-devices/tablets/galaxy-tab-e/SM-T116BYKPZTO>. Acesso em: 02 de junho de 2016
 
IPAD MINI 3. Descrição do tablet. 2016. Disponível em: <http://www.apple.com>. Acesso em: 02 de junho de 2016
 
TORRES, Profa. Ani Sobral. UNIP Interativa: Comunicação Aplicada. 1. ed. São Paulo: Sol, 2011.
 
NUNES, Prof. Roberto Nunes. UNIP Interativa: Organização de Computadores. 1. ed. São Paulo: Sol, 2011.
 
OLIVEIRA, Prof. Luis Rodolfo Marques de. UNIP Interativa: Princípios de Sistemas de Informação. 1. ed. São Paulo: Sol, 2011.
 
 
Double click to start writing.